Nos primórdios, a natação era um meio
de sobrevivência do homem, que precisava fugir de animais maiores ou
caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Atualmente, ela pode ser
vista como um método de recreação e um esporte, em suas várias
modalidades.
Sendo recomendada para qualquer idade, além
de estimular as atividades cardíacas e respiratórias, a natação
permite que o nadador não sofra os impactos específicos que podem lesar
as articulações musculares – o que é muito comum em outros exercícios físicos.
Para os praticantes desta atividade, os suplementos à base de carboidratos são essenciais. Carboidratos são as principais fontes de energia para o cérebro e para o corpo e
seu consumo aumenta a resistência e o desepenho, mantendo ou
aumentando a produção de energia durante o exercício ou atrasando a
ocorrência da fadiga, além de ativar o catabolismo muscular (perda de
proteína muscular para fornecimento de energia).
Os suplementos à base se
carboidratos mais utilizados por praticantes de natação são a
maltodextrina, dextrose e os carboidratos em gel.
- Maltodextrina: é um carboidrato complexo, ou seja, sua absorção é gradativa. Fornece energia durante a atividade física e retarda a fadiga (porque proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue), melhorando o desempenho. Ideal para uso antes do treino.
- Dextrose: carboidrato simples, de alto índice glicêmico, sendo de rápida absorção. É ideal para ser consumido quando se necessita de energia imediata e/ou logo após o treino, para a recuperação de energia para massa muscular e glicogênio (estoques de energia) gastos durante os exercícios.
- Carboidratos em gel: são formulados, em geral, com uma combinação de carboidratos simples e complexos (frutose, maltodextrina, glucose). Contém, ainda, vitaminas que auxiliam no metabolismo energético e sais minerais. Desenvolvidos para fornecer energia de forma rápida e prática. Durante o treino, é interessante o uso de repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos, que possuem em sua formulação carboidratos e sais minerais. Essa suplementação é sugerida, uma vez que a sensação de sede é menos perceptível por quem pratica esportes aquáticos como natação, podendo haver risco de desidratação se não houver reposição hídrica constante. Os isotônicos são indicados pois devido a sua composição, sua absorção é mais rápida. Outro suplemento que pode ser utilizado é o BCAA, composto pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina. O BCAA é um suplemento que possui uma ação anticatabólica, não permitindo que haja perda de massa muscular para o fornecimento de energia. Além de promover força e fornecer energia, evitando a fadiga. Independente do uso de suplementos, é necessário que o praticante de natação tenha uma alimentação equilibrada, com o consumo de todos os grupos de alimentos para que atenda todas as suas necessidades nutricionais individuais. A alimentação deve privilegiar cereais integrais, legumes, verduras e frutas, leguminosas, óleos vegetais, preferencialmente orgânicos.
Se você ainda não pratica nenhum esporte, procure um que lhe agrade e comece a desenvolver uma atividade física. Faz muito bem para o corpo e para alma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário