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Benefícios do ciclismo




O ciclismo é uma modalidade que tem crescido bastante e ganhando cada vez mais adeptos dentro das assessorias esportivas.
Mas quais são os benefícios reais do ciclismo? Quais são os cuidados e os riscos?
Essa modalidade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada a corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. É uma forma de diminuir o estresse do dia-a-dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de treinamento interessante para diversos grupos musculares,que veremos a seguir.
Com a prática da pedalada, por 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treinamento. Além disso, ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que além de ajudar na prática do ciclismo, também será importante na corrida.
Seguem abaixo dicas importantes:

- Benefícios da Atividade Física(ciclismo):
  • Melhora do condicionamento físico,dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.
  • O ciclista ganha resistência muscular nas pernas.
  • Gasto calórico alto - de até 600Kcal/hora.
  • Auxilia na eliminação de gorduras localizadas.
  • Excelente atividade aeróbica e anaeróbica.
  • Reduz o estresse.
- Riscos/Cuidados no Ciclismo:
  • É preciso ter consciência de sua capacidade física. Por exemplo, para encarar subidas deve-se estar bem preparado.
  • O uso de capacetes é fundamental,para evitar bater a cabeça, em uma eventual queda.
  • Há riscos de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços, em quedas.
- Grupamentos Musculares Utilizados no Ciclismo:
  • Quadríceps
  • Glúteos
  • Abdômen
  • Panturrilha
  • Lombar

É importante saber dosar essa atividade, aumentando gradativamente a intensidade e o volume dos treinos, dando importância aos sinais de seu organismo, como dores, desconfortos, cansaço excessivo, para não sobrecarregar a musculatura e acabar se desmotivando com a atividade. Outra dica importante é não se descuidar dos equipamentos de proteção como luzes, farol (caso pedale à noite), capacete, luvas, roupas apropriadas,hidratação com squizes próprios para a bike, etc.
O ciclismo, além de ser uma forma de treinamento físico diferente da corrida e da caminhada, ainda oferece diversos benefícios à saúde e à mente.  uma atividade prazerosa e pode ser praticada por qualquer pessoa.

trilha e ciclismo


Praticar mountain bike nos finais de semana e feriados pode ser uma ótima opção de lazer. Saiba como praticar o esporte evitando problemas.
mountain bike trilha
Conhecimentos básicos de mecânica: Você precisa conhecer o mínimo possível a respeito de trocas de peças, como câmbios, cabos, pneus e correntes da sua bike. Ao subir e descer ladeiras, a bicicleta pode sofrer pequenas avarias e você terá dores de cabeça antes mesmo de voltar para a casa. Evite isso.
Manutenção preventiva: Para sua bike não sofrer danos, a mantenha sempre em boas condições de uso. Procure um bom mecânico antes de começar a correr suas trilhas.
Qualidade no equipamento: Utilize um bom equipamento. Não adquira uma bicicleta antes de ter certeza que ela comporta o seu estilo. Muitas pessoas pensam que uma boa bicicleta é aquela que possui muitas marchas, mas isto não é verdade. Pense nisso antes de comprar a sua.
Evite viajar sozinho: Não viaje sozinho em suas primeiras trilhas, procure andar em pequenos grupos entre 3 ou 5 pessoas. Leva-se um tempo até ganhar experiência suficiente para praticar o esporte sozinho. Avise parentes próximos antes de viajar, não os deixe preocupados à toa.
Andar de bicicleta nas montanhas requer um mínimo de informações básicas. Encontre um bom grupo para praticar o esporte em sua cidade. Pedale mais e boa viagem!
E aí, curtiu?

10 dicas para um Ciclista

10 dicas para um Ciclista esperto

Por sjciclismo Proteja sua cabeça. Use capacete
.. Nunca dirija uma bicicleta sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça.
Veja e seja visto
.. Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras quando dirigir uma bicicleta, principalmente no período noturno.
Evite dirigir bicicleta à noite
.. Crianças não devem dirigir uma bicicleta à noite. É muito mais perigoso dirigir uma bicicleta à noite do que durante o dia. A maioria das bicicletas são equipadas para uso à luz do dia e precisam ser adaptadas para uso à noite.
Para dirigir à noite, você deve fazer o seguinte
.. Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
.. Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
.. Utilize tecidos ou materiais refletivos – não apenas brancos ou fluorescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
.. Dirija apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.
.. Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.
Permaneça alerta
Sempre procure por obstáculos no seu caminho
.. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.
.. Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.
Siga o fluxo
O caminho correto é à direita dos carros
.. Dirija do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.
.. Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não
devem ter permissão para dirigir nas ruas sem supervisão de adultos.
.. Crianças que tiverem permissão para dirigir nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro.
Verfique sempre o trânsito
Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou interseções de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma interseção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
.. Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.
Aprenda e obedeça as leis de trânsito
.. Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.
Sempre sinalize seus movimentos
Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.
Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.
Mantenha sua bicicleta com boa manutenção
.. É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.
Verifique que o assento da bicicleta está ajustado na altura correta
Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando
você pedalar.
Sempre verifique os freios antes de pedalar
Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios.
.. Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para
reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.
.. Dirija devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.
Sempre verifique as rodas
.. As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o
tempo todo.
Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicl

ciclismo e qualidade de vida

óla meu nome e wagner gosto muito de ciclismo e qualidade de vida, criei o blog para aprocimar as pessoas que goste de bike.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4OJw7MKoJdDf27I_sXwkn4LVrb08efz8Kg1poBsMAjcw9_yNFV5v64J8J5SPy0ND8TDqqFr7EtZmTkwkYfxup57z3jcbyfgokwhTQorSmeulnWjvI0j-eYKi4pN5y5OfcFX99RiBOXg/s1600/CICLISTAS+NO+JARDIM+DOS+PASSAROS.2.jpg
Ciclismo: Saúde e qualidade de vida

O ciclismo é um grande “barato”, seja encarado como esporte, ou apenas como lazer. Pena que muitas pessoas não o tenham descoberto ainda. Ele trabalha não só o condicionamento físico, mas serve principalmente como uma ótima ferramenta para aliviar o stress, tão presente nos dias de hoje, além de nos dar a ótima sensação de liberdade e voltar a ser criança!
Fico triste quando pessoas enxergam o ciclismo apenas como esporte competitivo, e vêem nele apenas a performance. Muitos atletas amadores encaram o esporte da mesma maneira, relegando e ignorando os infindáveis benefícios que ele proporciona. Que um atleta profissional esteja sempre em busca de melhorar a performance é compreensível, afinal o esporte é sua profissão, mas não dá pra sair pedalando sem qualquer orientação, pois o ciclismo, como qualquer modalidade esportiva, tem suas especificidades e conhecimentos...a começar pela bicicleta!
Você acredita possuir os conhecimentos necessários para adquirir uma bicicleta e iniciar um treinamento por conta própria? Acredito que não. A escolha da bicicleta tem início pela estatura do praticante, pois existem vários tamanhos e modelos. A escolha também leva em consideração o objetivo pessoal do praticante, o local onde será mais utilizada, se é para lazer sem fins competitivos, para o terreno de asfalto, terra...
Basicamente temos 2 tipos de bicicletas: uma para todo o tipo de terreno (MTB), que são mais robustas e utilizadas para a terra ou superfícies irregulares, mais conhecidas como Montain Bikes; e outras mais leves e utilizadas para treinos em asfalto ou em superfícies lisas, as chamadas Speeds,
É necessário saber quanto se está disposto a investir no equipamento, pois como acontece com os carros, existem bicicletas para todos os gostos e bolsos!
Não basta simplesmente adquirir a bicicleta, é necessário adaptá-la ao praticante (altura, comprimento, banco, câmbios)! É necessário orientação! Uma vez adquirida a bicicleta, ou “magrela”, como é chamada por muitos, é hora de iniciar a prática do ciclismo, ou simplesmente pedalar! Essa é a melhor parte! Mas o ideal é buscar a orientação de um profissional de Educação Física, pois ele possui os conhecimentos básicos de anatomia humana, fisiologia básica e do exercício, biomecânica, treinamento desportivo, musculação, entre outros, para evitar que você se machuque e, principalmente, atinja os seus objetivos. Estabelecer objetivos e metas como uma forma de motivação é muito importante.
O ciclismo tem muito mais a oferecer! Além dos benefícios da saúde, muito conhecidos pela maioria, existem os amigos que adquirirmos com a prática dele! Amigos que passam a fazer parte do nosso dia a dia, que nos acompanham em prazerosas pedaladas ao nascer ou pôr do sol e que compartilham a sensação de liberdade ao sentir o vento no rosto durante os movimentos cíclicos e redondos da pedalada. Amigos que nos incentivam a cada vez mais a praticar esse esporte para dividir o prazer proporcionado pela endorfina ao final de cada sessão de pedaladas!
Portanto, primeiro compre uma bicicleta, em seguida reavalie as metas e objetivos. Inclua o ciclismo na sua vida, usufrua de seus muitos benefícios, melhore sua qualidade de vida e faça amigos, muitos amigos!

Palavras de um apaixonado pela essência do ciclismo!


Diferença entre o exercício aeróbio e anaeróbio

Hoje na aula me fizeram essa pergunta, de forma simples, essa é uma resposta.



Aeróbio ou anaeróbio dizem respeito ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente, e este aspecto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser graduados para serem suaves, moderados ou exaustivos.

Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos (corrida, ciclismo, natação). Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos, podem ser manipuladas para caracterizar a atividade como suave, moderada ou exaustiva.

Exercícios anaeróbios podem ser basicamente de dois tipos: de velocidade, com ou sem alguma carga (corrida, ciclismo, natação), ou lentos com carga (exercícios resistidos tais como a musculação com pesos e aparelhos), e sem carga (ginástica localizada).

Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade. Os exercícios anaeróbios de velocidade não podem ser suaves, pois a demanda de sobrecargas para o organismo será sempre considerável, sendo a atividade classificada como moderada ou exaustiva. No entanto, os exercícios anaeróbios lentos podem variar de exaustivos à muito suaves, neste último caso impondo menores sobrecargas ao organismo dos que os exercícios aeróbios contínuos.