click aqui !!!!

ciclismo e qualidade de vida

óla meu nome e wagner gosto muito de ciclismo e qualidade de vida, criei o blog para aprocimar as pessoas que goste de bike.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4OJw7MKoJdDf27I_sXwkn4LVrb08efz8Kg1poBsMAjcw9_yNFV5v64J8J5SPy0ND8TDqqFr7EtZmTkwkYfxup57z3jcbyfgokwhTQorSmeulnWjvI0j-eYKi4pN5y5OfcFX99RiBOXg/s1600/CICLISTAS+NO+JARDIM+DOS+PASSAROS.2.jpg
Ciclismo: Saúde e qualidade de vida

O ciclismo é um grande “barato”, seja encarado como esporte, ou apenas como lazer. Pena que muitas pessoas não o tenham descoberto ainda. Ele trabalha não só o condicionamento físico, mas serve principalmente como uma ótima ferramenta para aliviar o stress, tão presente nos dias de hoje, além de nos dar a ótima sensação de liberdade e voltar a ser criança!
Fico triste quando pessoas enxergam o ciclismo apenas como esporte competitivo, e vêem nele apenas a performance. Muitos atletas amadores encaram o esporte da mesma maneira, relegando e ignorando os infindáveis benefícios que ele proporciona. Que um atleta profissional esteja sempre em busca de melhorar a performance é compreensível, afinal o esporte é sua profissão, mas não dá pra sair pedalando sem qualquer orientação, pois o ciclismo, como qualquer modalidade esportiva, tem suas especificidades e conhecimentos...a começar pela bicicleta!
Você acredita possuir os conhecimentos necessários para adquirir uma bicicleta e iniciar um treinamento por conta própria? Acredito que não. A escolha da bicicleta tem início pela estatura do praticante, pois existem vários tamanhos e modelos. A escolha também leva em consideração o objetivo pessoal do praticante, o local onde será mais utilizada, se é para lazer sem fins competitivos, para o terreno de asfalto, terra...
Basicamente temos 2 tipos de bicicletas: uma para todo o tipo de terreno (MTB), que são mais robustas e utilizadas para a terra ou superfícies irregulares, mais conhecidas como Montain Bikes; e outras mais leves e utilizadas para treinos em asfalto ou em superfícies lisas, as chamadas Speeds,
É necessário saber quanto se está disposto a investir no equipamento, pois como acontece com os carros, existem bicicletas para todos os gostos e bolsos!
Não basta simplesmente adquirir a bicicleta, é necessário adaptá-la ao praticante (altura, comprimento, banco, câmbios)! É necessário orientação! Uma vez adquirida a bicicleta, ou “magrela”, como é chamada por muitos, é hora de iniciar a prática do ciclismo, ou simplesmente pedalar! Essa é a melhor parte! Mas o ideal é buscar a orientação de um profissional de Educação Física, pois ele possui os conhecimentos básicos de anatomia humana, fisiologia básica e do exercício, biomecânica, treinamento desportivo, musculação, entre outros, para evitar que você se machuque e, principalmente, atinja os seus objetivos. Estabelecer objetivos e metas como uma forma de motivação é muito importante.
O ciclismo tem muito mais a oferecer! Além dos benefícios da saúde, muito conhecidos pela maioria, existem os amigos que adquirirmos com a prática dele! Amigos que passam a fazer parte do nosso dia a dia, que nos acompanham em prazerosas pedaladas ao nascer ou pôr do sol e que compartilham a sensação de liberdade ao sentir o vento no rosto durante os movimentos cíclicos e redondos da pedalada. Amigos que nos incentivam a cada vez mais a praticar esse esporte para dividir o prazer proporcionado pela endorfina ao final de cada sessão de pedaladas!
Portanto, primeiro compre uma bicicleta, em seguida reavalie as metas e objetivos. Inclua o ciclismo na sua vida, usufrua de seus muitos benefícios, melhore sua qualidade de vida e faça amigos, muitos amigos!

Palavras de um apaixonado pela essência do ciclismo!


Diferença entre o exercício aeróbio e anaeróbio

Hoje na aula me fizeram essa pergunta, de forma simples, essa é uma resposta.



Aeróbio ou anaeróbio dizem respeito ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente, e este aspecto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser graduados para serem suaves, moderados ou exaustivos.

Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos (corrida, ciclismo, natação). Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos, podem ser manipuladas para caracterizar a atividade como suave, moderada ou exaustiva.

Exercícios anaeróbios podem ser basicamente de dois tipos: de velocidade, com ou sem alguma carga (corrida, ciclismo, natação), ou lentos com carga (exercícios resistidos tais como a musculação com pesos e aparelhos), e sem carga (ginástica localizada).

Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade. Os exercícios anaeróbios de velocidade não podem ser suaves, pois a demanda de sobrecargas para o organismo será sempre considerável, sendo a atividade classificada como moderada ou exaustiva. No entanto, os exercícios anaeróbios lentos podem variar de exaustivos à muito suaves, neste último caso impondo menores sobrecargas ao organismo dos que os exercícios aeróbios contínuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário